A importância do plano de manutenção Predial

É de extrema importância que o síndico e administrador do condomínio estejam sempre atentos às manutenções necessárias para o bom funcionamento e conservação do prédio.


Neste sentido, um importante instrumento para auxiliar neste dever é observar o plano de manutenção predial, geralmente disponibilizado pela própria construtora do imóvel e que pode ser incrementado por profissional capacitado na área.

Trata-se de um planejamento que visa promover a preservação e manutenção de um prédio, tanto de forma preventiva visando evitar problemas estruturais, quanto as corretivas, que eliminam problemas já presentes.

Ter um plano de gestão faz uma grande diferença na execução desses ajustes, já que se não houver um controle adequado dos processos os custos podem ser bem elevados e outros problemas de maior gravidade podem ocorrer.
Com um plano estruturado, é mais fácil para moradores manterem a mesma qualidade de vida a longo prazo. Ter que lidar constantemente com problemas estruturais, como vazamentos, infiltrações, pintura descascando, troca de piso, entre outras coisas é muito inconveniente.

Além disso, ele permite que haja correção à medida que surja necessidade, além de permitir uma execução mais rápida quando  imprevistos acontecem.
 
Ademais, ao investir em um plano de manutenção predial, é possível prevenir que acidentes ocorram. Certos defeitos, como vazamento de gás, infiltrações ou danos à base da estrutura, podem se traduzir em graves acidentes, como incêndios, proliferação de bactérias ou mesmo desabamento do local, podendo os gestores do condomínio virem a ser responsabilizados em caso de omissão na adoção dos procedimentos indispensáveis à manutenção predial.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top